Olimpíada do Conhecimento 2016 desafia jovens a inovar

Olimpíada do Conhecimento 2016 desafia jovens a inovar

Alunos vão contar com tecnologias modernas disponíveis na indústria

Em novembro, Brasília será palco da maior competição de educação profissional das Américas. Estamos falando da Olimpíada do Conhecimento 2016, que vai ocorrer entre os dias 10 e 13, no Ginásio Nilson Nelson. Durante os 4 dias de competição, cerca de 500 jovens serão expostos a situações reais de mercado e desafiados a inovar em tecnologia. Eles terão que propor soluções e produtos para empresas e para a comunidade, que contemplem conceitos tecnológicos relacionados à mobilidade urbana, interatividade, economia criativa e sustentabilidade.

Para ajudar nesse desafio, os competidores terão à disposição durante as provas as mesmas ferramentas usadas pela indústria em suas engenharias de design, produto e processos. A SKA, como patrocinadora do evento, fornecerá algumas das soluções para os desafios das áreas de Construções e Edificações, Tecnologias de Manufatura e Engenharia, além de Transporte e Logística.

Um dos desafios é a transformação completa de um automóvel. Vale de tudo nas alterações: desde mudanças na aparência até intervenções no motor para incrementar seu desempenho. As equipes podem, por exemplo, remodelar esse carro e desenvolver um novo projeto no SolidWorks, projetar a sua placa eletrônica no Altium e ainda criar a estratégia de usinagem no Edgecam.

Laboratório Aberto
O Laboratório Aberto será o espaço destinado às atividades práticas, onde empreendedores, inventores e startups poderão propor novos desafios, alinhados ao conceito da Indústria 4.0. Uma das atrações será uma impressora 3D Stratasys, fornecida pela SKA, em parceria com o SENAI. Simuladores e aplicativos de realidade estarão expostos para os convidados no espaço da Escola do Futuro. Eles fazem parte de algumas das novidades em educação, tecnologia e inovação que o SENAI e o SESI oferecem aos seus alunos. 

WorldSkills 2017
A Olimpíada do Conhecimento é uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. O evento Promovido pelo SENAI a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF). A competição é uma das fases classificatórias para o WorldSkills, maior torneio internacional de formação profissional que acontece em Abu Dhabi no próximo ano.